ALOJAMENTO
NA DINAMARCA
O QUE PRECISAS SABER SOBRE
ALOJAMENTO NA DINAMARCA
Aqui podes encontrar informações relevantes sobre o Alojamento na Dinamarca.
Tipos de alojamento
Uma das coisas mais difíceis quando mudas para a Dinamarca é arranjar um alojamento para ficar. Além de haver sempre uma grande procura os preços não são muito simpáticos.
Existem diferentes tipos de alojamento para alugar: quartos, apartamentos e casas familiares.
Quartos – Podes partilhar o alojamento com o senhorio ou com a pessoa que está a alugar o apartamento ou casa. No segundo caso a pessoa está a fazer um subaluguer, convém teres a certeza que tal é possível ou que a pessoa é de confiança.
A outra opção é juntares um grupo de amigos e alugar uma casa ou apartamento. Podem partilhar as áreas em comum e cada um ter o seu próprio quarto (esta opção é mais fácil se já morares na Dinamarca).
O que acontece em alguns casos é que a pessoa que está a subalugar o espaço fica por exemplo na sala e aluga o quarto, significa por isso que as zonas a partilhar são apenas a cozinha e a casa de banho.
Apartamentos – podes fazer o contrato com particulares ou empresas de aluguer.
Aconselho que contactes as empresas de arrendamento e expliques o que procuras, por vezes existem apartamentos que vão estar livres e ainda não foram colocados anúncios. Se te inscreveres nas listas dessas empresas de arrendamento começas a receber as ofertas que vão aparecendo.
Na Dinamarca existem também muitos alojamentos com listas de esperas de vários anos mas se a inscrição for de graça podes inscrever-te… nunca sabes se daqui a uns anos queres mudar de casa outra vez.
Casas particulares – algumas pessoas alugam a casa completa ou apenas uma parte da casa, tendo zonas que sáo partilhadas como a sala e casa de banho.
A saber: Na Dinamarca o nr de quartos inclui também a sala, o que significa que quando procuras um apartamento com dois quartos na realidade só tem 1 quarto e uma sala.
ATENÇÃO: Nunca pagues depósito ou renda sem teres visto a casa ou teres um contrato. Existem muitos casos de fraude na Dinamarca.
O contrato de alojamento
É aconselhável que faças sempre um contrato de arrendamento para ficares mais seguro/a e também porque precisas da morada para o teu cartão CPR.
Quando fazes um contrato de arrendamento normalmente é pedido um depósito, esse depósito pode variar mas normalmente é de 1 mês se alugares um quarto e 3 meses se alugares um apartamento. Pode ser também pedido um pré-pagamento da renda até 3 meses, valor este que deixas de pagar nos 3 últimos meses do contrato. Em vários casos tens de avisar o senhorio que vais sair com 3 meses de antecedência.
No máximo os senhorios podem pedir-te 3 meses de depósito + 3 meses de renda pré-paga + renda mês que mudas » 7 meses renda
Conselho Importante: Tira o máximo de fotos possível, faz uma lista de todos os defeitos que encontrares na casa e reclama cada vez que alguma coisa se estrague e não seja da tua responsabilidade, como fissuras na parede, canalização a pingar, etc… No final do contrato haverão sempre particulares ou companhias que poderão vos retirar parte do depósito. Quando mudas para uma casa renovada vão exigir que no final, a casa esteja nas mesmas condições, podem exigir chão polido e nova pintura. Em alguns casos deixam que tu trates da renovação e noutros casos tem de ser pessoal especializado que eles contratam depois.
Alojamento para estudantes
Se és estudante tens a possibilidade de encontrar quartos partilhados ou individuais através da tua faculdade.
Existem também empresas que têm apartamentos para arrendar apenas para estudantes, os valores são um pouco mais elevados mas podes morar sozinho ou partilhar se quiseres.
Conselho: Inscreve-te o mais rápido possível nas listas de espera da tua universidades e das empresas de arrendamento… se estiveres desesperado e sem local para morar liga directamente para eles (um choradinho às vezes resulta)
Subsídio de Alojamento - Housing Support
Housing benefit é um subsídio que te ajuda a pagar a renda se alugares uma casa/apartamento com cozinha ou kitchenette.
O valor do subsídio depende de factores como:
- valor da renda, excluindo custos de electricidade, água e aquecimento,etc
- o tamanho da casa/apartamento
- quantas pessoas moram na casa (crianças e adultos)
- o salário e bens dos adultos que vivem na casa/apartamento
- se é um idoso ou pensionista por invalidez
É necessário viver na residência por mais de metade do tempo do aluguer.
Housing benefit é tax free.